Descrição Sumária - CBO MTE.
Controlam rotina administrativa. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.
Características de Trabalho
Condições gerais de exercício da profissão:Trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno.
Formação e experiência:
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.
Especificações do curso
1 - Controlar rotinas administrativas.
- a) Organizar rotina diária;
- b) Protocolar documentos;
- c) Elaborar documentos administrativos;
- d) Emitir documentos diversos;
- e) Conferir documentos;
- f) Acompanhar validade de documentos legais;
- g) Solicitar informações;
- h) Acompanhar alterações da legislação vigente;
- i) Adequar atividade à legislação vigente;
- j) Efetuar cálculos estatísticos;
- k) Controlar atividades através de dados estatísticos;
- l) Executar serviços de apoio administrativo;
- m) Elaborar prestações de conta;
- n) Fornecer informações para auditorias;
- o) Elaborar cronogramas;
- p) Elaborar fluxograma;
- q) Elaborar organograma;
- r) Arquivar documentos;
- s) Atualizar cadastro geral.
- a) Solicitar cotação de preços;
- b) Organizar processos de contratação de serviços e produtos;
- c) Pesquisar situação legal da empresa;
- d) Solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas;
- e) Verificar certidão negativa junto ao fgts e inss;
- f) Comprar serviços e produtos;
- g) Participar de comissões de licitação;
- h) Participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação.
- a) Precificar produtos;
- b) Fornecer cotações de preços;
- c) Recomendar margem de desconto;
- d) Contatar clientes;
- e) Orientar clientes;
- f) Divulgar informações em veículos diversos;
- g) Acompanhar venda e pós-venda.