CBO¹ MTE² 3751-05 - Técnico em Design de Interiores

  • Família CBO 3751 Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins.
  • ¹ Código Brasileiro de Ocupações
  • ² Ministério do Trabalho e Emprego

Descrição Sumária - CBO MTE.

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto; projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.


Características de Trabalho

Condições gerais de exercício da profissão:

Os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços, podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.

Formação e experiência:

No exercício das ocupações da família convivem profissionais com formações variadas, geralmente cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.


Especificações do curso


1 - Conceber o Projeto
  • a) Fazer levantamento métrico e fotográfico;
  • b) Adequar os elementos já existentes ao espaço;
  • c) Elaborar estudos preliminares;
  • d) Elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
  • e) Planejar a circulação;
  • f) Distribuir volumes no espaço;
  • g) Sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
  • h) Apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
  • i) Conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
  • j) Adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
  • k) Apresentar estudo preliminar ao cliente;
  • l) Adaptar projeto às condições do ambiente.
2 - Interpretar as Necessidades do Cliente
  • a) Entrevistar cliente;
  • b) Identificar expectativas e necessidades do cliente;
  • c) Definir limites orçamentários do projeto;
  • d) Definir programa de ações;
  • e) Indicar outros profissionais;
  • f) Apresentar sugestões;
  • g) Apresentar portfólio ao cliente;
  • h) Demonstrar trabalho in loco;
  • i) Avaliar viabilidade do projeto;
  • j) Estabelecer contrato de trabalho.
3 - Elaborar Projeto Executivo
  • a) Representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
  • b) Alocar pontos de ar condicionado;
  • c) Alocar pontos para informática;
  • d) Alocar pontos de iluminação;
  • e) Alocar pontos elétricos;
  • f) Alocar pontos hidráulicos;
  • g) Alocar pontos de telefonia;
  • h) Especificar os materiais a serem utilizados;
  • i) Criar peças especiais;
  • j) Criar móveis e produtos;
  • k) Adaptar o projeto às normas;
  • l) Escolher escala cromática para o ambiente;
  • m) Orçar projeto.
4 - Executar o Projeto
  • a) Elaborar o cronograma;
  • b) Selecionar fornecedores;
  • c) Contratar serviços especializados;
  • d) Coordenar equipes;
  • e) Selecionar produtos;
  • f) Assessorar o cliente para aprovação de produtos;
  • g) Personalizar espaço arquitetônico ou físico;
  • h) Realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
  • i) Gerenciar obra ou projeto;
  • j) Definir leiaute da ambientação;
  • k) Divulgar trabalhos na mídia.
5 - Acompanhar o projeto
  • a) Supervisionar execução do projeto;
  • b) Fazer manutenção programada do projeto;
  • c) Substituir o produto na vitrina já montada;
  • d) Fazer ajustes ao projeto;
  • e) Avaliar o resultado do projeto;
  • f) Acompanhar execução orçamentária.
6 - Pesquisar Produtos e Materiais
  • a) Testar produtos, materiais e ferramentas;
  • b) Colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
  • c) Participar de exposições, mostras e feiras;
  • d) Adaptar materiais;
  • e) Pesquisar preços de produtos e serviços;
  • f) Pesquisar tendências;
  • g) Pesquisar mercado.
7 - Atrair o Consumidor
  • a) Criar ambiente favorável ao consumo;
  • b) Criar ambientes temáticos e estéticos;
  • c) Pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
  • d) Montar espaços que destaquem o produto;
  • e) Providenciar atrativos sensoriais no ambiente.