Descrição Sumária - CBO MTE.
Planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes, verificando viabilidade e coletando dados do projeto, aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendo protótipos, estimando custo/benefício; acompanham provas práticas e coordenam a execução do projeto; elaboram embalagem para o produto e manual de operação para o usuário; desenvolvem fornecedores de produtos e serviços; participam do sistema de gestão de qualidade. Planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes, verificando viabilidade e coletando dados do projeto, aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendo protótipos, estimando custo/benefício; acompanham provas práticas e coordenam a execução do projeto; elaboram embalagem para o produto e manual de operação para o usuário; desenvolvem fornecedores de produtos e serviços; participam do sistema de gestão.
Características de Trabalho
Condições gerais de exercício da profissão:Atuam em empresas ligadas à fabricação de artigos de borracha e plástico, de máquinas e equipamentos (instrumentação médico-hospitalar, de precisão e ópticos e para automação industrial, cronômetros e relógios), fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta própria. Organizam-se em grupos, parcerias com terceiros ou trabalham simultaneamente em rede, exercendo a profissão à distância.
Formação e experiência:
O exercício das atividades requer formação técnica profissionalizante de nível médio na área de mecânica e afins, com domínio de uso de aplicativos tipo CAD. A experiência desejável para o desempenho pleno das atividades é de quatro a cinco anos.
Especificações do curso
- a) Participar de reuniões inerentes ao projeto;
- b) Avaliar o trabalho solicitado;
- c) Estabelecer prioridades;
- d) Elaborar cronogramas visando prazos e sequência de trabalhos;
- e) Distribuir tarefas;
- f) Estabelecer plano de acompanhamentos de execução das tarefas.
- a) Verificar necessidades do cliente em relação ao produto;
- b) Identificar o produto e suas aplicações;
- c) Identificar áreas de interfaces no projeto;
- d) Verificar a existência de projetos similares;
- e) Especificar máquinas/equipamentos para produção estimada do produto;
- f) Consultar normas de segurança aplicáveis ao projeto/produto;
- g) Analisar a interferência do produto no meio ambiente;
- h) Adequar o projeto a verba disponível;
- i) Documentar as informações do solicitante e do executor do projeto/produto.
- a) Verificar viabilidade do projeto;
- b) Consultar normas técnicas;
- c) Verificar a aplicação dos equipamentos/instrumentos disponíveis;
- d) Iniciar a execução do projeto;
- e) Padronizar componentes do projeto/produto;
- f) Viabilizar a manutenção do projeto/produto;
- g) Especificar material usado no projeto/produto;
- h) Inserir normas de segurança no projeto/produto;
- i) Analisar criticamente o projeto;
- j) Desenvolver protótipos;
- k) Definir as peças e quantidade para reposição em função de desgaste e manutenção;
- l) Estimar custo/benefício do projeto;
- m) Coordenar a execução do projeto;
- n) Cumprir o cronograma;
- o) Ser responsável pela execução do projeto;
- p) Acompanhar prova prática (try out);
- q) Desenvolver sistemas de transportes para o produto;
- r) Desenvolver embalagem para o produto;
- s) Elaborar manual de operações para o usuário;
- t) Manter arquivo atualizado do projeto/produto.
- a) Elaborar roteiro de processo;
- b) Relacionar as máquinas/equipamentos para confeccionar o produto;
- c) Calcular tempo gasto por operação;
- d) Criar dispositivos auxiliares para montagem ou usinagem;
- e) Fazer análise crítica do processo;
- f) Solicitar ensaios para verificar o desempenho do projeto/produto;
- g) Analisar qualidade dos componentes do projeto/produto;
- h) Elaborar relatórios técnicos;
- i) Avaliar custo/benefício do produto;
- j) Solicitar relatório final na área de segurança.
- a) ESolicitar ao fornecedor catálogos técnicos do produto para consulta;
- b) Homologar fornecedores;
- c) Atender fornecedores;
- d) Classificar fornecedores preferenciais e alternativos;
- e) Orientar fornecedores quanto aos métodos de trabalho da empresa;
- f) Trabalhar em parceria com fornecedores.
- a) Cotar preços;
- b) Negociar preços e prazos;
- c) Solicitar amostra de produto para testes;
- d) Aprovar preços;
- e) Assessorar tecnicamente o setor de compras;
- f) Emitir ordem de compra de produtos/serviços;
- g) Solicitar certificado de garantia do produto ao fornecedor;
- h) Conferir nota fiscal comparando valores e quantidades cotados;
- i) Aprovar o pagamento;
- j) Encaminhar para arquivo documentos referentes à aquisições de produtos/serviços.
- a) Elaborar folhas de especificação do produto;
- b) Prescrever as especificações de ensaio do produto;
- c) Elaborar planos de inspeção de qualidade;
- d) Aplicar as ferramentas de qualidade;
- e) Integrar colaborando às normas e procedimentos da gestão de qualidade, por meio de treinamentos;
- f) Orientar fornecedores quanto à qualidade dos produtos.
- a) Manter a postura física correta;
- b) Utilizar equipamentos de proteção individual;
- c) Utilizar ferramentas de forma adequada;
- d) Identificar condições inseguras;
- e) Praticar exercícios físicos compensatórios preventivos a ler;
- f) Participar de treinamento de combate à incêndio e primeiros socorros;
- g) Orientar os fornecedores/visitantes em relação à segurança do trabalho.