CBO¹ MTE² 3141-10: Técnico mecânico

  • Código CBO 3186-10 – Desenhista projetista mecânico
  • ¹ Código Brasileiro de Ocupações
  • ² Ministério do Trabalho e Emprego

Descrição Sumária - CBO MTE.

Planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes, verificando viabilidade e coletando dados do projeto, aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendo protótipos, estimando custo/benefício; acompanham provas práticas e coordenam a execução do projeto; elaboram embalagem para o produto e manual de operação para o usuário; desenvolvem fornecedores de produtos e serviços; participam do sistema de gestão de qualidade. Planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes, verificando viabilidade e coletando dados do projeto, aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendo protótipos, estimando custo/benefício; acompanham provas práticas e coordenam a execução do projeto; elaboram embalagem para o produto e manual de operação para o usuário; desenvolvem fornecedores de produtos e serviços; participam do sistema de gestão.

Características de Trabalho

Condições gerais de exercício da profissão:

Atuam em empresas ligadas à fabricação de artigos de borracha e plástico, de máquinas e equipamentos (instrumentação médico-hospitalar, de precisão e ópticos e para automação industrial, cronômetros e relógios), fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta própria. Organizam-se em grupos, parcerias com terceiros ou trabalham simultaneamente em rede, exercendo a profissão à distância.


Formação e experiência:

O exercício das atividades requer formação técnica profissionalizante de nível médio na área de mecânica e afins, com domínio de uso de aplicativos tipo CAD. A experiência desejável para o desempenho pleno das atividades é de quatro a cinco anos.


Especificações do curso


1 - Planejar o trabalho.
  • a) Participar de reuniões inerentes ao projeto;
  • b) Avaliar o trabalho solicitado;
  • c) Estabelecer prioridades;
  • d) Elaborar cronogramas visando prazos e sequência de trabalhos;
  • e) Distribuir tarefas;
  • f) Estabelecer plano de acompanhamentos de execução das tarefas.
2 - Coletar dados do projeto.
  • a) Verificar necessidades do cliente em relação ao produto;
  • b) Identificar o produto e suas aplicações;
  • c) Identificar áreas de interfaces no projeto;
  • d) Verificar a existência de projetos similares;
  • e) Especificar máquinas/equipamentos para produção estimada do produto;
  • f) Consultar normas de segurança aplicáveis ao projeto/produto;
  • g) Analisar a interferência do produto no meio ambiente;
  • h) Adequar o projeto a verba disponível;
  • i) Documentar as informações do solicitante e do executor do projeto/produto.
3 - Desenvolver projetos.
  • a) Verificar viabilidade do projeto;
  • b) Consultar normas técnicas;
  • c) Verificar a aplicação dos equipamentos/instrumentos disponíveis;
  • d) Iniciar a execução do projeto;
  • e) Padronizar componentes do projeto/produto;
  • f) Viabilizar a manutenção do projeto/produto;
  • g) Especificar material usado no projeto/produto;
  • h) Inserir normas de segurança no projeto/produto;
  • i) Analisar criticamente o projeto;
  • j) Desenvolver protótipos;
  • k) Definir as peças e quantidade para reposição em função de desgaste e manutenção;
  • l) Estimar custo/benefício do projeto;
  • m) Coordenar a execução do projeto;
  • n) Cumprir o cronograma;
  • o) Ser responsável pela execução do projeto;
  • p) Acompanhar prova prática (try out);
  • q) Desenvolver sistemas de transportes para o produto;
  • r) Desenvolver embalagem para o produto;
  • s) Elaborar manual de operações para o usuário;
  • t) Manter arquivo atualizado do projeto/produto.
4 - Definir etapas do processo de fabricação.
  • a) Elaborar roteiro de processo;
  • b) Relacionar as máquinas/equipamentos para confeccionar o produto;
  • c) Calcular tempo gasto por operação;
  • d) Criar dispositivos auxiliares para montagem ou usinagem;
  • e) Fazer análise crítica do processo;
  • f) Solicitar ensaios para verificar o desempenho do projeto/produto;
  • g) Analisar qualidade dos componentes do projeto/produto;
  • h) Elaborar relatórios técnicos;
  • i) Avaliar custo/benefício do produto;
  • j) Solicitar relatório final na área de segurança.
5 - Desenvolver fornecedores de produtos e serviços.
  • a) ESolicitar ao fornecedor catálogos técnicos do produto para consulta;
  • b) Homologar fornecedores;
  • c) Atender fornecedores;
  • d) Classificar fornecedores preferenciais e alternativos;
  • e) Orientar fornecedores quanto aos métodos de trabalho da empresa;
  • f) Trabalhar em parceria com fornecedores.
6 - Administrar aquisições de produtos e serviços.
  • a) Cotar preços;
  • b) Negociar preços e prazos;
  • c) Solicitar amostra de produto para testes;
  • d) Aprovar preços;
  • e) Assessorar tecnicamente o setor de compras;
  • f) Emitir ordem de compra de produtos/serviços;
  • g) Solicitar certificado de garantia do produto ao fornecedor;
  • h) Conferir nota fiscal comparando valores e quantidades cotados;
  • i) Aprovar o pagamento;
  • j) Encaminhar para arquivo documentos referentes à aquisições de produtos/serviços.
7 - Participar do sistema de gestão da qualidade.
  • a) Elaborar folhas de especificação do produto;
  • b) Prescrever as especificações de ensaio do produto;
  • c) Elaborar planos de inspeção de qualidade;
  • d) Aplicar as ferramentas de qualidade;
  • e) Integrar colaborando às normas e procedimentos da gestão de qualidade, por meio de treinamentos;
  • f) Orientar fornecedores quanto à qualidade dos produtos.
8 - Trabalhar com segurança e saúde.
  • a) Manter a postura física correta;
  • b) Utilizar equipamentos de proteção individual;
  • c) Utilizar ferramentas de forma adequada;
  • d) Identificar condições inseguras;
  • e) Praticar exercícios físicos compensatórios preventivos a ler;
  • f) Participar de treinamento de combate à incêndio e primeiros socorros;
  • g) Orientar os fornecedores/visitantes em relação à segurança do trabalho.