Descrição Sumária - CBO MTE.
Projetam, planejam, supervisionam, controlam e executam processos de fabricação de produtos de plástico e de borracha. Acompanham sistemas de produção, projetam ferramentas e dispositivos. Realizam ensaios físico-químicos em laboratórios. Atendem clientes; orientam, apóiam e acompanham tecnicamente os fornecedores. Definem matérias-primas, utilizam instrumentos de medição e recursos de informática. Interpretam normas e procedimentos integrados ao sistema de qualidade e gestão ambiental.
Características de Trabalho
Condições gerais de exercício da profissão:Os trabalhadores atuam predominantemente em indústrias de fabricação de artigos de borracha e plástico, empresas de produtos têxteis, químicos e de fabricação de máquinas e equipamentos. Podem, também, atuar em laboratórios de universidades e institutos de pesquisa. Normalmente se organizam por equipes ou times de produção, sob supervisão ocasional.
Formação e experiência do profissional:
Essa ocupação é exercida por trabalhadores com formação técnica de nível médio específico na área de polímeros. Esses trabalhadores são bastante requisitados para auxiliar profissionais de nível superior, na criação e desenvolvimento de produtos e no dimensionamento das necessidades de instalação de plantas industriais. O desempenho como técnico titular ocorre normalmente entre três a quatro anos de experiência na área.
Especificações do curso
- a) Definir a viabilidade técnico-econômica;
- b) Interpretar normas técnicas;
- c) Identificar materiais e aplicações;
- d) Adequar o produto às necessidades do cliente;
- e) Dominar o processo produtivo;
- f) Aplicar metodologias de análise e ferramentas de informática;
- g) Desenvolver protótipos;
- h) Realizar análises de materiais e produto;
- i) Otimizar custos.
- a) Definir etapas de produção;
- b) Simular processos utilizando aplicativos (softwares) de informática;
- c) Selecionar equipamentos e ferramental;
- d) Avaliar condições de utilização de equipamentos e ferramental;
- e) Definir arranjo físico dos equipamentos;
- f) Estabelecer parâmetros técnicos das reações físico-químicas;
- g) Executar testes iniciais (try-out) de ferramentas;
- h) Elaborar documentação sobre parâmetros de processo;
- i) Definir processo de adesão entre borracha e metal;
- j) Definir processo de junção plástico e plástico;
- k) Aplicar ferramentas de melhoria e desenvolvimento de processo;
- l) Treinar operadores de processo.
- a) Definir a ferramenta em função do processo e do produto;
- b) Interpretar desenho técnico;
- c) Elaborar desenho técnico;
- d) Selecionar materiais para construção da ferramenta e dispositivo;
- e) Aplicar técnicas de automação;
- f) Aplicar tecnologia de processos de usinagem;
- g) Utilizar instrumentos de medição;
- h) Aplicar princípios de termologia;
- i) Aplicar princípios de reologia;
- j) Utilizar ferramentas de informática aplicadas ao projeto.
- a) Avaliar potencial técnico do fornecedor;
- b) Levantar sistema produtivo do fornecedor;
- c) Definir viabilidade técnico-econômica;
- d) Avaliar o controle de qualidade do fornecedor;
- e) Desenvolver parcerias;
- f) Estabelecer prazo de entrega;
- g) Acompanhar o desempenho de atendimento do fornecedor;
- h) Orientar tecnicamente o fornecedor;
- i) Proporcionar meios de comunicação permanente com o fornecedor;
- j) Selecionar fornecedores alternativos;
- k) Apoiar tecnicamente o fornecedor;;
- l) Orientar fornecedor;
- m) Manter canal de comunicação com fornecedor.
- a) Dominar equipamento e ferramental;
- b) Aplicar especificações e procedimentos de formulação;
- c) Definir o processo de mistura da matéria-prima;
- d) Controlar o processo de mistura da matéria-prima;
- e) Definir tempos e métodos, aplicando cronoanálise;
- f) Monitorar parâmetros de processo;
- g) Elaborar documentação sobre plano de controle;
- h) Aplicar ferramentas estatísticas de controle de processo;
- i) Aplicar documentação sobre plano de controle;
- j) Solucionar problemas de produção;
- k) Otimizar parâmetros de processo e etapas de produção.
- a) Identificar problemas do cliente;
- b) Manter canal de comunicação com o cliente;
- c) Solucionar problemas do cliente;
- d) Instalar produtos adquiridos pelo cliente;
- e) Treinar cliente;
- f) Desenvolver, com o cliente, novos produtos;
- g) Realizar acompanhamento técnico do produto no campo;
- h) Disponibilizar equipamento e ferramental para o atendimento;
- i) Realizar assistência técnica;
- j) Coletar informações sobre problemas do cliente para a empresa solucionar;
- k) Coletar informações sobre sistema produtivo da empresa – cliente;
- l) Assessorar clientes prestando serviços técnicos;
- m) Elaborar relatórios técnicos.
- a) Interpretar normas do sistema de qualidade;
- b) Elaborar procedimentos do sistema da qualidade;
- c) Implantar o sistema de gestão da qualidade;
- d) Aplicar ferramentas de melhoria contínua da qualidade;
- e) Participar de auditorias internas e externas;
- f) Implementar açoes preventivas e corretivas;
- g) Revisar procedimentos do sistema;
- h) Controlar documentação do sistema;
- i) Levantar dados sobre satisfação do cliente;
- j) Avaliar o nível de satisfação do cliente;
- k) Registrar satisfação do cliente.
- a) Aplicar normas de segurança na empresa;
- b) Identificar riscos no local de trabalho;
- c) Utilizar equipamentos de proteção coletiva e individual;
- d) Participar da elaboração do mapa de risco;
- e) Orientar sobre as conseqüências dos atos inseguros;
- f) Utilizar ferramentas de melhoria na condição de trabalho;
- g) Utilizar equipamento de combate a incêndio;
- h) Prestar primeiros socorros.
- a) Elaborar manual do sistema de gestão de sst;
- b) Elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
- c) Produzir anexos de atualização;
- d) Gerar relatórios de resultados;
- e) Documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
- f) Controlar atualização de documentos, normas e legislação;
- g) Revisar documentação de sst;
- h) Atualizar registros;
- i) Organizar banco de dados;
- j) Alimentar rede de informações.
- a) Interpretar normas de gestão ambiental;
- b) Aplicar os procedimentos definidos nas normas;
- c) Colaborar com a avaliação dos impactos ambientais da atividade;
- d) Selecionar equipamentos e processos, priorizando as tecnologias limpas;
- e) Desenvolver atividades para preservar o meio ambiente;
- f) Propor alternativas de reaproveitamento de materiais;
- g) Definir os materiais para reciclagem;
- g) Desenvolver consciência de reciclagem.